19 33673635
contato@jcrepres.com.br
06
Novembro
2019
0
Veja como garantir uma obra sustentável

Veja como garantir uma obra sustentável


Criado: 06 Novembro 2019 | Atualizado: 06 Novembro 2019

Cidade:

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
Hoje em dia calcular os impactos que uma construção causará no meio ambiente ou na vida social de quem está ao redor é fundamental, não é mesmo? Por isso, cada vez mais os arquitetos estão implementando uma obra sustentável.

Tudo o que envolve a edificação e sua sustentabilidade deve ser pensado, desde o seu início até sua finalização. Seja elencando bem os materiais, a relação com os trabalhadores, a escolha do terreno, entre outros — detalharemos um pouco melhor neste artigo.

Você já tinha escutado sobre o termo obra sustentável ou planeja aplicar nos próximos projetos? Então você está no lugar certo! Continue a leitura:

O que é uma obra sustentável?
Uma obra sustentável tem como principal objetivo minimizar os impactos ambientais provocados por uma construção. Ou seja, os projetos precisarão levar em consideração o quanto precisará ser retirado do meio ambiente – extraindo insumos ou desmatando áreas – para que ele ocorra.

Além disso, uma obra também precisa avaliar o quanto a sociedade ao seu redor sofrerá com sua edificação. Por exemplo, ao construir um prédio de 20 andares, deve ser pensado: “alguém precisará ser evacuado da sua casa?”, “tomará algum espaço de convivência social?”, “a vista panorâmica será prejudicada?”, entre outros.

O Ministério do Meio Ambiente, que apoia obras sustentáveis, elencou alguns preceitos que devem ser considerados por arquitetos na hora de iniciar uma obra, sendo eles:

mudança dos conceitos da arquitetura convencional na direção de projetos flexíveis com possibilidade de readequação para futuras mudanças de uso e atendimento de novas necessidades, reduzindo as demolições;
busca de soluções que potencializam o uso racional de energia ou de energias renováveis;
gestão ecológica da água;
redução do uso de materiais com alto impacto ambiental; e
redução dos resíduos da construção com modulação de componentes para diminuir perdas e especificações que permitam a reutilização de materiais.

Quais são os principais conceitos?
Além das recomendações do Ministério, existem alguns conceitos que permeiam uma obra sustentável. Confira os principais abaixo:

Planejamento integrado da obra
Um planejamento integrado da obra consiste em fazer com que todas as partes envolvidas no projeto estejam trabalhando em conjunto. Isso significa que desde os arquitetos até os operários, todos estarão cientes do que estão construindo, evitando ruídos ou automatizações que prejudicam o resultado final.

Eficiência energética
Fazer mais com menos energia é uma preocupação atual que envolve qualquer âmbito nacional. A eficiência energética, termo da física, foca na sua utilização racional. Na prática isso implica substituir equipamentos que gastam muita energia ou desligar seu funcionamento na parte da noite, quando a obra está pausada, por exemplo.

Economia da água
Para se ter uma ideia, nos grandes centros urbanos os grandes prédios são os responsáveis pelo uso da água potável. Por isso, pensar na economia da água não deve acontecer apenas na construção, mas também no pós, quando os moradores ou indivíduos irão ocupar e utilizar o espaço edificado.

Qualidade e durabilidade dos insumos
Não adianta economizar para fazer uma obra barata, mas pouco sustentável, correto? Podemos chegar à conclusão, então, que é papel do arquiteto elencar materiais que irão colaborar com o meio ambiente, evitando poluição ou degradação. Boas alternativas é o Ecogranito e painéis solares.

Esse ponto também leva à questão de evitar o desperdício de insumos. Por isso, no cronograma de obras deve estar incluso a quantidade de material que será utilizado durante toda a construção.

Bem-estar dos operários
Trabalhar em obras demanda muito esforço físico por parte dos operários, seja porque eles passam horas debaixo do sol ou por carregar materiais pesados. É preciso incluí-los dentro dessa sustentabilidade, pois eles são parte fundamental do empreendimento. Oferecer pausas regulares, boa alimentação e condições dignas de trabalho é imprescindível.

Desmontagem
Uma obra sustentável não deve pensar apenas no seu início e finalização, mas também no pós. Após a conclusão, é preciso realizar uma desmontagem rápida e eficiente, que não irá atrapalhar construções vizinhas e retirando todo o material inutilizado.

A JCREPRES é representante parceira da Ecogranito para Campinas e Região . Entre em contato e descubra como esta nova tecnologia pode auxiliar seus projetos: Tel: (19) 33673635 - WhatsApp (19) 9 91519123.

JCREPRES.Um representante ECOGRANITO perto de você!


Avaliação

Deixe sua avaliação
Comentários
0
Deixe seu comentário

 

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!