19 33673635
contato@jcrepres.com.br
10
Dezembro
2019
0
O que são as PATOLOGIAS na construção civil ?

O que são as PATOLOGIAS na construção civil ?


Criado: 10 Dezembro 2019 | Atualizado: 10 Dezembro 2019

Cidade:

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
O termo descreve uma edificação que apresenta grandes defeitos estruturais ou que não está cumprindo mais seu propósito inicial.

A palavra patologia, de acordo com o dicionário formal, é definido como estudo das alterações estruturais. O termo é utilizado tanto na construção civil quanto na área da biologia, quando é preciso realizar o diagnóstico de alguma doença.

Existem alguns fatores que levam às patologias, desde o tempo em que a construção foi levantada até desgastes que culminaram no seu cessamento. Neste artigo, iremos detalhar todos elencar todos os aspectos que envolvem o tema. Despertamos sua curiosidade? Basta continuar a leitura!

O que ocasiona as patologias na construção civil?
Como citado brevemente, as patologias na construção civil são causadas por degradações em construções que, com o decorrer do tempo, podem sofrer de agente químicos e naturais, como erosões, temperaturas elevadas e terremotos.

Outro problema comum, principalmente nas residências brasileiras, é o excesso de umidade. Quando a água penetra pelas paredes, pode ocasionar defeitos internos, além de afetar a saúde dos moradores e causar prejuízos financeiros ao danificar móveis.

Por último, podemos listar as rachaduras, fissuras e trincas como outros grandes problemas causadores das patologias na construção civil.

Além das citadas, também destacam-se as seguintes patologias:

Porosidade: quando, na construção, ficam armazenados pequenos fluídos que podem comprometer a resistência do concreto;
Carbonatação: quando as armaduras de concreto presentes no interior das edificações corroem;
Destacamento: perda de aderência entre peças de cerâmica, argamassa ou substrato;
Gretamento: defeitos em materiais como o azulejos que causam prejuízos à estética;
Desbotamento: descoloração em distintos revestimentos, o caso mais famoso é a tina; e
Bolhas: umidade acumulada que geram pequenas em revestimentos de tinta e gesso.

O lado positivo é que elas podem revertidas. Quer saber como? Veja o tópico abaixo.

Como reverter as patologias na construção civil?
Assim que os problemas começarem a ser detectados, precisam de rápida manutenção. Dessa maneira, a edificação retornará a sua função principal em pleno funcionamento.

Alguns problemas são identificados a olho nu, como é o caso das fissuras, rachaduras, gretamentos e trincas. Por isso, é responsabilidade do proprietário contactar um profissional para a realização de serviços estruturais.

Outras complicações, como é o caso da umidade e sistema elétrico, são menos perceptíveis, sendo visíveis quando o problema já está em níveis graves. Nesse caso, é necessário criar o hábito de manutenções periódicas, que impedirão ocorrências inoportunas.

Em todos os citados casos é preciso afirmar um ponto: a presença de um profissional para realizar as manutenções é fundamental. Seja um pedreiro, engenheiro civil ou até mesmo arquiteto, não deixe de lado a consultoria desses especialistas que saberão como agir dali em diante.

Conclusão
Podemos perceber que as patologias na construção civil podem ocorrer com qualquer edificação após um tempo. No entanto, esse problema pode ser corrigido logo na construção da edificação.

Para tanto, é imprescindível ficar atento quanto aos materiais usados e os profissionais contratados. Investir em materiais de primeira linha e mão de obra qualificada pode pesar um pouco mais no bolso inicialmente, mas trará enormes vantagens a longo prazo.

A JCREPRES é representante parceira da Ecogranito para Campinas e Região. Entre em contato e descubra como esta nova tecnologia pode auxiliar seus projetos: Tel: (19) 33673635 - WhatsApp (19) 9 91519123.

JCREPRES.Um representante ECOGRANITO perto de você!


Avaliação

Deixe sua avaliação
Comentários
0
Deixe seu comentário

 

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!